Relatório FEBARJ

Dando sequencia aos trabalhos desenvolvidos durante a disciplina Núcleo Temático II, no dia 19 de junho fizemos nosso segundo trabalho de campo. Decidimos visitar outro ambiente bastante famoso no movimento hip hop, a FEBARJ. Trata-se de uma casa antiga situada na Lapa, onde são realizados bailes de hip hop com ênfase no estilo "underground".



Antes de começar o baile, a casa apresenta um grupo de "timabeleiros" que toca das 23 h até aproximadamente 00:30 h. Como a partir de 1 h é cobrado uma taxa para entrar (mulher: R$3 e homem: R$5), algumas pessoas aproveitam que esse primeiro momento é gratuito, e entram na casa noturna mais cedo.



O hip hop começa a tocar por volta de 01:30h, no entanto a casa ainda não esta cheia. O pessoal chamado do "movimento", como os b.boys e b.girls, costumam entrar a partir das 02:30 h. Esses em sua maioria estão caracterizados; vestindo, os homens: roupas largas, uniformes de basquete, tenis rasteiros, e acessórios como bonés, bandanas, munhequeiras, cordões longos, brincos com pedraria, entre outros; já as mulheres variam desde roupas largas e "masculinizadas" até um estilo mais sensual, em referência às famosas cantoras do gênero. É importante ressaltar que o público que frquenta a FEBARJ aparenta ter entre 18 e 30 anos.



As pessoas geralmente chegam em grupo e permanecem em seu espaço com ele. Como o local é pequeno e pouco arejado, algumas pessoas procuram se refrescar na varanda localizada no segundo andar, ou simplesmente saem da casa para depois retornarem - já que o "ingresso" para a entrada na FEBARJ é feito através de um carimbo na mão do frequentador. Assim as pessoas tem livre acesso à casa, não sendo obrigadas a permanecerem dentro dela durante toda a noite.



O baile dura até 5h da manhã, sendo que ele atinge o seu ponto alto aproximadamente por volta das 3h, quando começa a tocar as músicas mais famosas entre os adeptos ou simpatizantes do movimento, que varia desde o underground ao R&B/charme, nacionais e internacionais.



Acreditamos que, com esta observação, pudemos nos aproximar do que realmente é um baile hip-hop, pois este local é referência para o movimento hip-hop carioca. Com isso, constatamos ainda que, a Lapa, conhecida como um bairro boêmio, marcado historicamente pela samba e a gafieira, também tem espaço para diveros tipos de manifestações musicais e culturais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário